28 de janeiro de 2022

Vídeo 6 – Série Básica – Galvanoplastia Prática - Pré-tratamento mecânico

Este é o vídeo número 6 da Série Básica da Galvanoplastia Prática – a partir deste vídeo iniciamos o processo da galvanoplastia – saber o que estou banhando e qual a condição da peça é fundamental para definir quais tratamentos prévios o material precisa de antes do banho:

Observar qual é o material ou metal que será submetido ao banho e se as peças estão prontas para banhar ou precisa de tratamento prévio como por exemplo:

  • Remoção de rebarbas – esta seria a primeira etapa chamada de pré-tratamento mecânico que pode ser feita de várias formas como o vibro acabamento, turbo, tambores rotativos e outros. Nos tratamentos de vibro acabamento existem diversos materiais usados como abrasivos, e cada material tem diferente função e grau de abrasividade. É necessário analisar qual é o metal que está sendo tratado e qual o abrasivo adequado à condição do metal. Geralmente esta etapa é realizada em duas ou três fases cujo grau de abrasividade do chip vai diminuindo a medida que as rebarbas vão sendo eliminadas; para proporcionar superfície cada vez mais lisa. Na última etapa é usado material que proporciona brilho à superfície.

No mercado de bijuterias, as empresas produtoras de peças brutas já fornecem as peças com este acabamento, no entanto antes de tudo é preciso avaliar a condição da superfície melhorá-la se for necessário  para a obtenção da qualidade exigida. Os banhos não removem nem cobrem as imperfeições do metal base

  • Remoção de carepas – São resíduos sólidos de óxidos em peças de ferro ou aço que aderem às peças e devem ser removidas antes de entrar na galvanoplastia para banho. Simples decapagem – Peças bem-acabadas e sem resíduos na superfície exigem pouco pré-tratamento. Geralmente somente uma leve decapagem para desoxidação são suficientes para o início do processo galvânico. No entanto tratamentos de limpeza mal realizados e resíduos podem gerar problemas na eletrodeposição de falta de aderência e manchas dos depósitos subsequentes
  • Melhorar brilho – A tecnologia dos banhos tem melhorado a cada dia, existem banhos de cobre ácido e níquel de alta performance que agregam muito brilho e nivelamento da superfície. No entanto vale lembrar que quanto mais brilhante e bem-acabada a base das peças, menor o trabalho galvânico para a obtenção do brilho e da boa aparência final. Muitas empresas adotam ainda o polimento manual com a utilização de politrizes, escovas de diversos tipos e materiais auxiliares como pastas, neste caso e ainda agregando os banhos como cobre ácido e níquel, os acabamentos são espelhados com qualidade muito superior, agregando valor ao produto final.

 

Fundamental além do estado de acabamento das peças é saber qual metal ou material esta peça é composta, para a realização do tratamento prévio adequado a cada metal.

WILMA AYAKO TAIRA DOS SANTOS

WILMA AYAKO TAIRA DOS SANTOS

Possui graduação de Bacharel em Ciências com Habilitação em Química e Atribuições Tecnológicas pela Faculdade de São Bernardo do Campo (FASB), 1980. É Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), 2011. Atua na ABTS - Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície desde 1994, foi presidente na gestão 2010-2012, foi coordenadora do EBRATS 2015 - 15º Encontro Brasileiro de Tratamentos de Superfície e IV INTERFINISH Latino Americano, foi Diretora Cultural nas gestões 2004-2006 e 2007-2009, atualmente é vice Diretora Cultural. É consultora técnica e representante comercial.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.