Vídeo 2 - Série Basica - Galvanoplastia Prática - O que é galvanoplastia?
O que é galvanoplastia?
Este é o vídeo número 2 da Série Básica da Galvanoplastia Prática onde procuro dar definição bem simples do que é Galvanoplastia e como funciona o processo de “banhar”, ou eletro-depositar metal em superfícies metálicas.
O que é Galvanoplastia?
Definição: Técnica de deposição de metais em superfícies metálicas a partir do fornecimento de diferença de potencial
Para que aconteça o processo de Galvanoplastia, ou Eletrodeposição é necessário o fornecimento de uma energia, ou seja o processo não é espontâneo, ele acontece quando dois metais são imersos em uma solução contendo íons do metal que desejamos eletro-depositar.
Estes metais são conectados à fonte que fornece a energia com corrente contínua (anodo carga positiva – catodo carga negativa onde o metal vai depositar). Ao ligar a corrente os íons metálicos (positivo) da solução são atraídos para o cátodo com carga negativa e ao receber elétrons ele muda sua forma de iônica para metálica, na superfície do metal com a carga negativa. Enquanto houver fornecimento de energia o processo continua e a camada formada vai engrossando.
Ingredientes necessários para Galvanoplatia ou Eletro-deposição:
- Retificador de corrente – que vai transformar a corrente alternada da rede para contínua (separa positivo para um lado e negativo para outro)
- Tanque – O tanque onde é colocado o Banho ou Eletrólito, geralmente é feito de PP, mas também pode ser de PVC e outros materiais conforme a solução. O tanque pode ser simples com barramentos para poder acomodar os anodos e o cátodo, mas dependendo do banho pode precisar de movimento, aquecimento, filtração contínua etc.
- Anodo – É o metal em que é conectado a carga positiva para que haja o fechamento do circuito e fornecimento da diferença de potencial ao sistema.
Geralmente o anodo é do material que se deseja depositar, por exemplo banho de cobre – anodo de cobre; banho de níquel anodo de níquel, etc..
Mas também é possível usar anodo insolúvel comuns em banho de ouro por questões técnicas e de segurança/custo ou algumas situações específicas. Nos banhos de ouro é indicado anodo de Titânio platinado, mas para banhos alcalinos e neutros pode ser usado aço inoxidável 304/316 que são bem mais baratos.
- Catodo – peça à ser banhada – são as peças que irão receber a camada metálica. Geralmente elas são amarradas ou enganchadas em gancheiras para que possa haver a transmissão da corrente em várias peças e assim banhar várias peças ao mesmo tempo.
- Banho ou eletrólito – É líquido onde os íons metálicos estão dissociados. Cada banho ou solução tem uma composição própria de cada fornecedor de processo. São inúmeras composições para cada tipo de banho, sempre tentando melhorar características de camada como brilho, cor, dureza, eficiência etc.