Proteção de Jóias, Folheados e Bijuterias a base de Bionanotecnologia
Introdução
Na fabricação de jóias, folheados e bijuterias a nanotecnologia tem grande importância devido ao desenvolvimento de estudos que melhoram o tratamento da superfície e principalmente a durabilidade dos objetos produzidos. Trata-se da utilização de nano partículas da ordem de 1-1.000 nanômetros.
Banhos de Proteção à base de bio nanotecnologia
O grande atrativo dos artigos metálicos folheados são a aparência da superfície: brilhantes, sem manchas, sem alteração das tonalidades. De alguns anos para cá, as camadas de ouro tem sido reduzidas devido seu alto custo e a indústria de tratamentos de superfície tem buscado o desenvolvimento destas camadas protetoras através do aprofundamento de estudos na nanotecnologia. Atualmente estamos na terceira geração destes processos.
São processos para dar maior proteção aos objetos metálicos sobretudo de prata, ouro evitando assim sua oxidação. Os produtos desenvolvidos são geralmente nano polímeros que depositam finas camadas de proteção da ordem de nanômetros que penetram na superfície dos metais instalando-se em toda superfície, sobretudo nas porosidades e defeitos da superfície. Este filme formado é quimicamente resistente e repelente à água, realçando o brilho da superfície tratada.
Como funciona a proteção?
Uma das extremidades da molécula protetiva possui muita afinidade com metais e quando em contato com uma superfície metálica ela vai se acomodando na superfície que quando olhamos no microscópio não é lisa, mas cheia de rugosidades. Este material se acomoda formando uma camada fechada quimicamente resistente e repelente à água. Após a cura se torna resistente, durável e impede a oxidação porque isola o metal do meio ambiente.
Como aplicar a proteção?
O produto pode ser aplicado por simples imersão deixando em contato por 5-10 minutos, podendo aumentar sua proteção se aplicado por 5-10 minutos de forma eletrolítica com a adição de um sal condutor. Após a aplicação é necessária a cura por 5-10 minutos a 60-70º Celsius. Por se tratar de nano-camada torna-se essencial a utilização de água deionizada antes, durante a após a aplicação para assegurar a não contaminação e diminuição da eficiência da camada.
Qual a efetividade da proteção?
A proteção forma um filme quimicamente resistente inerte e antialérgica. A aplicação desta proteção mantém a qualidade da camada de metal seja uma joia, folheado ou bijuteria, principalmente durante o período de estocagem e exposição em vitrines. Por ser uma camada nano, sua resistência mecânica não é equivalente as obtidas por camadas de vernizes. No entanto a proteção nas superfícies internas da rugosidade ela permanece, pois com o atrito e uso sua remoção natural é na micro superfície externa.
Afinal quais tipos de vernizes (proteções) são utilizados nas bijuterias?
Eu costumo classificar em 5 tipos:
- Verniz base solvente por imersão
- Verniz base água por imersão
- Verniz cataforético – (verniz a base de água com corrente elétrica – não é eletrolise é a migração de partículas carregadas eletricamente)
- Proteção metálica (cromo) base água – por imersão e eletrolítica
- Proteção orgânica base água – por imersão e eletrolítica – neste caso proteção à base de bio nanotecnologia
A proteção orgânica ou metálica (itens 4 e 5) não costumamos chamar de verniz.
Wilma Ayako Taira dos Santos