20 de setembro de 2017
Planejamento e projeto de uma linha galvânica
Gestão da Produção em Galvanoplastia
"Como produzir com mais eficiência no setor de jóias folheadas" - Parte 1
Projeto linha galvânica
Toda gestão começa com planejamento. É no planejamento correto de uma linha de produção que resume o sucesso do trabalho bem executado. O objetivo deste artigo é focar a parte da galvânica da produção de joias folheadas.
As 10 perguntas que preciso responder para fazer um bom planejamento do projeto de uma linha galvânica, seja ela pequena ou grande:
01 -O que vou banhar? (anéis, pingentes, correntes, brincos…) Muitos me procuram querendo uma orientação de uma linha galvânica, mas não tem ideia do que produzir, então o primeiro passo é saber “o quê” banhar.
02 -Qual o metal base? (latão, zamac, aluminio, ferro, aço inox…). Sabendo o que banhar, definir quais metais base vou precisar tratar. É importante ter em mente que diferentes metais base necessitam diferentes pré-tratamentos como desengraxantes específicos ou ativações ácidas mais ou menos forte.
03 -Quanto vou banhar? Saber quanto quero banhar de cada tipo de peça e de cada tipo de metal-base vai me dar condição de estudar o tamanho de minha instalação.
04 -Qual é a especificação do produto? (Que qualidade que desejo?). Dependendo da especificação do produto que desejo produzir vou definir a qualidade e também o seu custo para poder estimar qual o preço de custo e o preço de venda. Todos querem a melhor qualidade, no entanto não consideram os custos de produção que envolve esta “melhor” qualidade, sobretudo se estivermos falando da espessura da camada de ouro que desejo aplicar.
05 -Definição da sequencia de banhos e dos tipos de banhos. Agora sim temos a condição de definir a sequência de banhos e quantos tanques o meu projeto irá necessitar
06 -Cálculo de capacidade/dia/hora/lote gancheiras. Este cálculo é necessário para poder dimensionar e quantificar as gancheiras/lotes preciso produzir em função dos itens 1,2 e 3.
07 -Dimensionamento dos tanques. Sabendo qual a produção mensal que desejo produzir e o tamanho da gancheira/lote, tenho a condição de dimensionar o tamanho dos tanques, principalmente porque algumas etapas representam o gargalo da minha produção e neste caso devo dimensionar este tanque-gargalo maior para o bom fluxo da produção
08 -Dimensionamento dos volumes dos banhos. Pelo dimensionamento dos tanques calculo os volumes de cada tanque da minha sequencia operacional
09 -Dimensionamento do suporte adicional necessário para controle dos banhos e das peças. O planejamento de um projeto galvânico não se restringe somente à linha galvânica, é preciso também planejar tudo o que permeia a linha, como área de limpeza, polimento, montagem das gancheiras, secagem das peças, controle das peças, etc.
10 -Dimensionamento da estrutura necessária para montagem da galvânica (armazenamento, tratamento de efluentes, vestiários). Finalmente preciso também pensar na estrutura adicional necessária para esta linha como armazenamento dos produtos químicos que precisam seguir normas rígidas de compatibilidades; tratamento de efluentes, vestiários, equipamentos de segurança coletivos e individuais (EPC e EPI); etc
Somente com todas estas perguntas respondidas, é possível iniciar o planejamento de uma linha galvânica, não importa se para banhar 10, 100 ou 1000 kg.