Palavra da ABTS Gestão 2010-2012 - Responsabilidade com criatividade
Este texto foi escrito em 2010 quando tomei posse como Presidente da ABTS - Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície - triênio 2010-2012, e foi publicado na revista Tratamento de Superfície edição 159:
É com muito orgulho que me dirijo pela primeira vez aos leitores da Tratamento de Superfície como "Presidente da ABTS", mas este sentimento me traz outro ainda mais forte: responsabilidade.
Sinto muita satisfação em ter sido eleita pela vontade da maioria absoluta dos associados e do Conselho Diretor. Sei o quanto é importante agir com discernimento e sabedoria para construir sobre os firmes alicerces que os nossos Presidentes anteriores deixaram. Este é o grande desafio que vejo pela frente, ser a inovação sem destruir o que já foi construído. Meu desejo sincero é dar continuidade com muita responsabilidade e um toque feminino, pois já é tempo de de trazer a contribuição feminina para a nossa associação, não somente nos bastidores, mas na linha de frente também.
Dos mercados emergentes o Brasil é hoje a grande esperança de futuro e não podemos deixar de agir no fomento destes novos negócios que estão sendo gerados, valorizando as empresas constituídas auxiliando-as a crescer ainda mais, pois estas empresas, nossas associadas já enfrentaram tantas turbulências que merecem ser as "estrelas" da nova era de progresso e desenvolvimento futuro. Podemos ver a sinalização desta realidade no grande sucesso que foi o EBRATS 2009 e em sua procura pelas empresas do mercado exterior.
Neste triênio, gostaria de dar maior foco aos contatos internacionais iniciados nas gestões anteriores, beneficiando os nossos associados através de visitas de grandes delegações para capacitação e treinamento dos nossos técnicos. Acredito que através da educação, treinamento, contatos e - porque não? - no benchmarking dos mercados afora, vamos proporcionar o preparo necessário para o período de crescimento.
Outra prioridade é no desenvolvimento regional, a ABTS é uma associação nacional e, como tal, deve abranger os diversos estados do país. Pretendemos realizar workshops com cursos modulares regionais, além de aumentar a acessibilidade via internet aos profissionais mais remotos.
Aos diretores empossados nesta gestão desejo muito sucesso e boa vontade no trabalho, pois do sucesso de cada um é que vamos delineando o sucesso desta gestão e da ABTS.
Finalmente, quero agradecer a permissão Divina: se Deus nos concedeu esta grandiosa tarefa, vamos pedir que esteja conosco e nos guie em todos os momentos.
Wilma Ayako T. dos Santos - Presidente da ABTS - janeiro de 2010
- https://abts.org.br/images/img-publicacoes/tratamento_de_superficie-159/rts-159.pdf
Acima link da edição especial da Revista Tratamento de Superfície 159, que trata também da atuação das mulheres no nosso segmento de mercado.