O Brasil e a ABTS em 2010
No ano de 2010, a ABTS – Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície foi convidada a falar do Brasil e do mercado brasileiro em um encontro internacional SUR /FIN 2010 promovido pela NASF – National Association for Surface Finishing – nos Estados Unidos da América. Naquela ocasião eu representava a ABTS como presidente da gestão e; o Brasil e o mundo estavam eufóricos com as possibilidades de futuro…
Também na ocasião o Brasil participava da Copa Mundial de Futebol e a ABTS organizou o grupo de brasileiros presentes no congresso para assistir juntos a uma partida do Brasil x Coreia, que resultou em 2×1. Foram momentos de muita alegria e descontração em meio a compromissos de visitas técnicas à empresas, feira e palestras.
Vendo agora as perspectivas que tinhamos podemos perceber o quanto deixamos de realizar, e o quanto podemos ser surpreendidos pelos acontecimentos tanto aqueles que dependem de nossas ações como aquelas que a “natureza” ou “Deus” nos impõem.
Não podemos culpar “alguém”, tudo é fruto da Lei Natural mais verdadeira do nosso universo: “Ação e Reação”, direta ou indiretamente somos responsáveis pelos acontecimentos bons e maus.
Diante do caos que vivemos hoje, diante de tantas incertezas e dúvidas quanto ao legado que estamos deixando para os nossos filhos e netos resta buscar orar (para quem como eu acredita em um Deus), orar para que possamos enxergar quais ações podemos ter para tornar nosso futuro e o futuro da próxima geração um ambiente melhor, não só com relação a natureza, mas sobretudo com relação ao respeito e amor ao ser humano, como nos ensinou o nosso Mestre: “Amai a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a tí mesmo”