Como dar banho de ouro em Aço Inox?
29 de junho de 2017

Como dar banho de ouro em Aço Inox?

aço inoxidável é uma liga de ferro e cromo, podendo conter também níquel, molibdenio e outros elementos, estes elementos de liga, em particular o cromo, conferem uma excelente resistência à corrosão quando comparados com os aços carbono. O cromo forma na superfície do aço inox uma camada passiva muito fina de óxido de cromo que é a responsável pela alta resistencia à oxidação bem superiores aos aços comuns. E é justamente esta camada que impossibilita a deposição galvanica normal de metais como o níquel, ouro e prata. Para tornar esta deposição possível são utilizados dois caminhos: 1ª Opção - Convencional
  • Desengraxante eletrolítico catodico – (30 segundos a 1 minuto com 4-8 Volts – temperatura ambiente)
  • Desengraxante eletrolitico anódico -– (30 segundos a 1 minuto com 4-8 Volts – temperatura ambiente)
  • Ativação em solução 10% H2SO4 - Imersão simples
  • Banho de Níquel Strike (alto teor de cloretos – que tem a finalidade de quebrar a película passiva do aço inox) – (1-2 minutos – 1,5-3Volts – temperatura ambiente)
  • Banho de níquel
  • Banho de ouro, prata ou outro
Entre cada processo é necessário lavar muito bem para evitar arraste entre os processos. Com a aplicação desta camada de níquel Strike com alto teor de cloretos, é possível aplicar outros banhos na superfície de aço inoxidável, no entanto a película inoxidável terá sido removida o que dará menor resistência à corrosão, mesmo com banhos de metais nobres como o ouro ou prata sobre o aço   2ª Opção - Novo sistema – Banho de ouro Banho de ouro direto sobre o aço inox – sem quebrar a película passiva do aço inox (processo EL 3110)
  • Desengraxante eletrolítico catodico – (30 segundos a 1 minuto com 4-8 Volts – temperatura ambiente)
  • Desengraxante eletrolitico anódico -– (30 segundos a 1 minuto com 4-8 Volts – temperatura ambiente)
  • Ativação em solução 10% H2SO4 - Imersão simples
  • Banho de Ouro Electro 3110 – (1-2 minutos com 2-3 Volts – temperatura 20-35ºC)
Entre cada processo é necessário lavar muito bem para evitar arraste entre os processos. Neste sistema não há quebra da película inoxidável do aço e a durabilidade da peça banhada será muito maior. Podendo ainda aplicar sobre o banho de ouro outras camadas de ouro com maior velocidade de deposição ou ainda  banhos de outros metais.  
WILMA AYAKO TAIRA DOS SANTOS

WILMA AYAKO TAIRA DOS SANTOS

Possui graduação de Bacharel em Ciências com Habilitação em Química e Atribuições Tecnológicas pela Faculdade de São Bernardo do Campo (FASB), 1980. É Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), 2011. Atua na ABTS - Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície desde 1994, foi presidente na gestão 2010-2012, foi coordenadora do EBRATS 2015 - 15º Encontro Brasileiro de Tratamentos de Superfície e IV INTERFINISH Latino Americano, foi Diretora Cultural nas gestões 2004-2006 e 2007-2009, atualmente é vice Diretora Cultural. É consultora técnica e representante comercial.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.