Alternativas para a substituição do banho de níquel no mercado decorativo
22 de janeiro de 2020

Alternativas para a substituição do banho de níquel no mercado decorativo

Esta excelente matéria técnica foi escrita pelo Bruno Chio da empresa Umicore na edição 217 da Revista Tratamento de Superfície páginas 43-47, veja no link:https://b8comunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/11/TS-217-digital-b8-portal.pdf?rel=outbound

A matéria mostra as recentes pesquisas e apontam os diversos metais que podem substituir o níquel, comparando os seus desempenhos.

O níquel é um metal conhecidamente alérgeno, provoca alergia em percentual significativo da população e por este motivo o emprego deste metal em artigos que tem contato com a pele é proibido, regulamentado pelas normas da comunidade Européia (EC) 1907/2006, e em diversos outros países.

Na matéria o Bruno conclui o excelente desempenho dos banhos de bronze branco e amarelo e os apresenta como alternativa viável e eficiente na substituição do níquel. As principais vantagens apresentadas em relação a outras alternativas foram: dureza, abrasão, resistência à corrosão e brilho. Confira a matéria toda no link acima.

WILMA AYAKO TAIRA DOS SANTOS

WILMA AYAKO TAIRA DOS SANTOS

Possui graduação de Bacharel em Ciências com Habilitação em Química e Atribuições Tecnológicas pela Faculdade de São Bernardo do Campo (FASB), 1980. É Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), 2011. Atua na ABTS - Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície desde 1994, foi presidente na gestão 2010-2012, foi coordenadora do EBRATS 2015 - 15º Encontro Brasileiro de Tratamentos de Superfície e IV INTERFINISH Latino Americano, foi Diretora Cultural nas gestões 2004-2006 e 2007-2009, atualmente é vice Diretora Cultural. É consultora técnica e representante comercial.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.