2005 - Palavra da ABTS - Reformulando o curso de Galvanoplastia
2004-2006 - Era o meu primeiro mandato como Diretora Cultural da ABTS - Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície - e fomos incumbidos de reformular o curso que havia sido o motivo do início da Associação - alguns profissionais do mercado sentiram a necessidade de uma associação cultural onde os profissionais poderiam intercambiar informações técnicas e os mais experientes poderiam ensinar aos novos jovens aprendizes, uma vez que não haviam cursos de especialização em galvanoplastia.
Nem preciso dizer o peso desta responsabilidade que nos coube à época. Mudamos o nome do curso de "Curso Básico de Galvanoplastia" para "Curso de Tratamentos de Superfície" com a inserção de aulas como: Corrosão; Cromeação em ABS; Depósitos Organometálicos; Pintura de Anodizados; Gerenciamento de Riscos Ambientais em Galvanoplastia e Aula Prática com a visitação em uma instalação galvânica.
Estas novas aulas deram ao curso uma maior abrangência do assunto, e assim como a mudança do nome da Associação de Associação Brasileira de Galvanoplastia em 1983, para "Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície" o nosso curso também também ganhou maior abrangência.
Este feito foi divulgado na Revista Tratamento de Superfície Edição 129 de Jan/Fev de 2005. Confira no link abaixo além das reportagens e interessantes artigos da época.
https://abts.org.br/images/img-publicacoes/tratamento_de_superficie-129/rts-129.pdf
O curso reformulado fez tanto sucesso que cinco anos depois, haviam esgotadas as apostilas impressas e em 2010; como a necessidade de atualização é permanente, aproveitamos para realizar nova revisão e edição do curso.